segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Sexta feira, Educadores do Projeto Axé! Solenidade: 01 de Novembro de 2013 na Reitoria da UFBA

Conceição - o sonho e o desejo em realização! Grande honra para todos nós do Projeto Axé, acompanhar sua determinação, empenho e força interior, para alcançar seus objetivos. Parabéns e Felicidades!!!

Projeção do Filme Mitã no Projeto Axé

Em 30.10.13

                            Direção de Lia Mattos e Alexandre Basso para Educandos das
 Unidades do Pelourinho e Dança e Capoeira.

O documentário  MITÃ, uma produção do Espaço Imaginário com direção de Alexandre Basso e Lia Mattos, foi lançado  em Campo Grande, dia 17 de novembro, no Teatro Prosa do SESC Horto, com entrada franca. O filme transita no universo da infância de forma poética e profunda, trazendo referências universais sobre temas como educação, espiritualidade, tradição e cultura dos povos. MITÃ é uma homenagem ao tempo e ao prazer de ser Criança, traz na sua gênese ideias fortes e inspiradoras sobre como ver e preservar o presente que é a Infância, fazendo-se perceber o Ser Humano ainda novo como potencial de transformação para o futuro da humanidade.
 Mitã significa criança, na língua guarani. A partir do contato da equipe com as crianças indígenas de Mato Grosso do Sul e com os anciões da Aldeia Amambai, que compartilham no filme um pouco das suas crenças e formas de ver a Infância, surgiu  a inspiração para o título do documentário, que retrata este tempo sagrado na vida e na cultura da humanidade. 
Originado de uma pesquisa realizada há mais de 5 anos pelos diretores do documentário o filme traz imagens feitas em diversas regiões do país, como na Festa do Divino Espírito Santo, no Maranhão, onde seguindo as tradições portuguesas a Criança é coroada Imperadora do mundo, simbolizando a esperança em uma nova era que nasce com cada pessoa que vem ao mundo. 
Inspirado nos pensamentos e estudos de Lydia Hortélio, etnomusicóloga baiana que pesquisa a Cultura da Criança há mais de 40 anos, Mitã traz formas reveladoras de ver a cultura brasileira inserida no cotidiano das crianças, possibilitando que o desenvolvimento da infância aconteça com naturalidade e alegria. Estão presentes no filme também as ideias de Agostinho da Silva, filósofo e educador luso-brasileiro acerca da Criança e sua relação com as possibilidades de um mundo melhor, além de poemas de Fernando Pessoa e depoimentos de pesquisadores de reconhecimento nacional.
Segundo os diretores, o filme foi realizado  para  um público diverso que vai desde festivais de cinema, exibições em instituições educativas, sociais e culturais  ligadas a Infância , além das televisões nacionais e internacionais.
Produzido com o patrocínio do FMIC - Fundo Municipal de Investimentos Culturais de Campo Grande, e recursos próprios, MITÃ começa sua carreira de exibições em Curitiba, São Paulo (SP), Salvador (BA) e Ivinhema (MS), durante o Festival de cinema local. O documentário têm duração de 52 min e também será distribuído para  escolas municipais e estaduais de Campo Grande com o objetivo de incentivar novas percepções para a educação e a infância.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Ciranda Literária no Projeto Axé

Em 26/10/13

     SONETO DO AMOR TOTAL

Amo-te tanto, meu amor... não cante
O humano coração com mais verdade...
Amo-te tanto amigo e como amante
Numa sempre diversa realidade.

Amo-te afim, de um calmo amor prestante,
E te amo além, presente na saudade.
Amo-te, enfim, com grande liberdade
Dentro da eternidade e a cada instante.

Amo-te como um bicho, simplesmente
De um amor sem mistério e sem virtude
Com um desejo maciço e permanente.

E de te amar assim,  muito e amiúde,
É que um dia em teu corpo de repente
Hei de morrer de amar mais do que pude.
                                                  Vinícius de Moraes



Convite da Escola de Dança da FUNCEB ao Projeto Axé

Nos dias 16 e 17 de outubro de 2013
Apresentação do Grupo Arteducativo de Dança do Projeto Axé na Mostra Interna do Curso Preparatório.
                  Realizada no Espaço Céu da Escola de Dança FUNCEB

                     

Centro Projeto Axé de Defesa e Proteção à Criança e ao Adolescente

Av. Estados Unidos nº 161 Edf. Suerdieck 9º andar Comércio



Salvador-Bahia Brasil CEP - 40.010-020



tel: 55 71 3327-2262



Funcionamento: 8:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00h



e-mail: centrodeformacao@projetoaxe.org.br