terça-feira, 9 de julho de 2013

Quadrilha Junina "Omolú", Projeto Axé 2013


A quadrilha junina, matuta ou caipira é uma dança típica das festas juninas, dançada, principalmente, na região Nordeste do Brasil. É originária de velhas danças populares de áreas rurais da França (Normandia) e da Inglaterra. Foi introduzida no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, possivelmente em 1820, por membros da elite imperial. Durante o Império, a quadrilha era a dança preferida para abrir os bailes da Corte. Depois popularizou-se saindo dos salões palacianos para as ruas e clubes populares, com o povo assimilando a sua coreografia aristocrática e dando-lhe novas características e nomes regionais.
Neste ano de 2013 o Projeto Axé homenageou o Diretor de Dança e Coreógrafo Augusto Omolú.

Foi maravilhoso ver a realização dessa "Quadrilha Junina Omolú", ensaiar os ritmos  e   dançar com empolgação e sincronia, seja o xote, o xaxado ou baião, estamos plenos de orgulho de participar e homenagear Augusto Omolú, nesta apresentação da Tradição Junina, disseram os Educandos do Projeto Axé  dos grupos arteducativos de dança, capoeira, música, moda e artes visuais. 

                           


quinta-feira, 4 de julho de 2013

Concurso Rainha do Milho, Projeto Axé 2013










Incentivando um dos momentos mais animados do São João, o Projeto Axé realizou os tradicionais Concurso e Desfile da Rainha do Milho 2013, fez as honrarias e saudações trazendo as boas vindas para a comunidade, relembrando a marca do agricultor, do campo e sua prole.